FitnessSa√ļde e Bem Estar

21 de Junho: Dia Internacional do Yoga ūüßė

O nome Yoga foi atribuído à técnica algum tempo depois. Mas o que quer dizer a palavra Yoga? Significa união, essencialmente. A prática é a união entre corpo, mente e espírito que diferentes posturas promovem. Inclusive esse é o principal motivo pelo qual essa maneira de movimentar os próprios membros e de meditar tornou-se tão popular.

Embora seja uma confus√£o comum, a palavra Yoga √© masculina. Ent√£o, quando for falar sobre esse conjunto de exerc√≠cios, voc√™ deve dizer ‚Äúo Yoga‚ÄĚ ou ‚Äúo Ioga‚ÄĚ. Quanto mais voc√™ se informar sobre essa pr√°tica, mais conhecimento ter√° para falar sobre ela sem receio, podendo incorpor√°-la √† sua rotina.

Considerando os benef√≠cios do Yoga na vida de cada pessoa, visto que ele promove relaxamento, al√≠vio da ansiedade e¬†de dores no corpo e melhora na postura, criou-se o Dia Internacional do Yoga. Com as informa√ß√Ķes a seguir, aprenda detalhes sobre essa t√©cnica. Al√©m disso, informe-se sobre uma maneira de pratic√°-la na sua casa!

O Dia Internacional da Yoga

O Dia Internacional do Yoga √© celebrado em 21 de junho, todos os anos, desde 2014. Naquele ano, essa data comemorativa foi definida pela Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas, ONU, com a taxa de aprova√ß√£o mais alta que a assembleia recebeu at√© aquele momento. Antes disso, em 2001, tal evento j√° havia sido projetado em Portugal.

O principal objetivo do Dia Internacional do Yoga é disseminar os benefícios que esses exercícios ancestrais indianos trazem para todas as pessoas que os praticam. Também é uma forma de priorizar o autoconhecimento e o desenvolvimento da própria espiritualidade, que são estimulados pela prática.

Mas por que o dia 21 de junho foi escolhido, entre tantos outros, para enaltecer esse conjunto de posturas tão transformadoras? O motivo é simples. No hemisfério norte, é nessa data que ocorre o solstício de verão,  determinando o dia mais longo do ano.

A partir desse fen√īmeno, a cultura indiana reserva o dia da lua cheia seguinte para homenagear os gurus, que s√£o transmissores de conhecimento do Yoga. Shiva, o guru criador da pr√°tica, recebe homenagens justamente nesse per√≠odo. Ent√£o √© um per√≠odo bastante simb√≥lico e energ√©tico do ano, que propicia a evolu√ß√£o da espiritualidade.

O que é Yoga?

Mulher praticando Yoga de frente para o mar
Kike Vega / Unsplash

Mesmo compreendendo a origem do Dia Internacional do Yoga, talvez você ainda não saiba muito bem do que essa prática se trata. Para ajudá-lo a se aprofundar nesse tema, preparamos um resumo do que é e dos benefícios que pode trazer para o corpo e para a mente. Confira!

De maneira simplificada, Yoga é um conjunto de conhecimentos sobre o corpo, a mente e o espírito do ser humano. Esses conhecimentos são traduzidos a partir de determinadas posturas corporais (asanas), sincronizadas com técnicas de respiração variadas (pranayamas) e com um processo de meditação.

Porém existe mais de uma maneira de praticar Yoga. Na verdade, há oito maneiras principais e distintas de promover o equilíbrio entre matéria e espírito. Entre elas, podemos destacar as práticas Hatha Yoga (Yoga clássico), Kundalini Yoga (voltado para a espiritualidade) e Iyengar Yoga (treino da resistência ao praticar cada postura).

Em rela√ß√£o aos benef√≠cios que o Yoga traz para uma pessoa, podemos listar efeitos no corpo e na mente. No primeiro √Ęmbito, observa-se melhora da postura corporal, aumento da resist√™ncia e da for√ßa f√≠sicas, maior controle da respira√ß√£o, al√≠vio de dores no corpo e desenvolvimento de massa magra.

Para a mente, o Yoga reduz o estresse e a ansiedade, promove paz interior, auxilia no processamento de traumas e de problemas, contribui para o equilíbrio emocional, favorece a concentração em atividades cotidianas e traz uma sensação de relaxamento.

Formas para celebrar o Dia Internacional da Yoga

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Yoga, está na hora de colocar seu corpo para funcionar em harmonia com a sua mente. E existe momento melhor para fazer isso do que no Dia Internacional do Yoga?

Para auxili√°-lo nessa miss√£o, separamos algumas posturas de Yoga que voc√™ pode reproduzir na sua casa. √Č importante que voc√™ preste bastante aten√ß√£o ao que est√° fazendo, escolha um lugar silencioso e organizado e liberte a sua mente de qualquer distra√ß√£o ou preocupa√ß√£o.

Se você se interessar pelo Yoga e quiser fazer exercícios mais elaborados, é importante buscar auxílio profissional. Isso porque muitas das posturas exigem força, equilíbrio e resistência e podem acabar machucando quem não tem conhecimento sobre a técnica correta.

No entanto, caso você queira apenas entender como Yoga funciona e aproveitar a data comemorativa relacionada a essa prática, atente-se às posturas que selecionamos para você a seguir!

1) Padmasana, posição de lótus

Mulher branca fazendo a posição de lótus na praia.
Oksana Taran / Unsplash

Sente-se com a coluna ereta em uma superfície reta e confortável, como um tapete sobre o chão. Depois, cruze as pernas, deixando o peito de um dos seus pés sobre uma das suas coxas. Para finalizar, posicione as costas das suas mãos sobre os joelhos e toque os indicadores usando os polegares.

2) Chatuspadasana, c√£o invertido

Mulher asi√°tica fazendo ioga.
Yuttana Jaowattana / 123rf

Primeiro, fique em p√© sobre uma superf√≠cie reta e aderente, que o impe√ßa de escorregar. Em segundo lugar, mantendo as plantas dos dois p√©s no ch√£o, dobre o corpo para frente e para baixo, at√© que toda a palma das suas m√£os toquem o solo. Com as pernas e a coluna eretas, voc√™ estar√° formando um tri√Ęngulo com o corpo.

3) Posição da árvore

Mulher branca de costas fazendo a posição da árvore.
Theme Photos / Unsplash

Em uma superf√≠cie reta e aderente, que o impe√ßa de escorregar, fique em p√©. Levante a perna direita e mantenha a perna esquerda esticada, com toda a sola do p√© esquerdo no ch√£o. Ent√£o leve o p√© direito at√© a lateral da sua perna esquerda, na altura que conseguir. √Č importante que toda a sola do seu p√© direito esteja tocando a perna esquerda. Finalize levantando os dois bra√ßos, abertos, sobre a cabe√ßa.

Viu s√≥? Mesmo sendo posi√ß√Ķes simples de realizar, exigem bastante equil√≠brio, resist√™ncia e concentra√ß√£o. Para que voc√™ continue aprendendo sobre Yoga, listamos cinco canais do YouTube a partir dos quais voc√™ ir√° aprender sobre a pr√°tica.

1) Longevidade.yoga (aulas de 20 minutos de duração)

2) Yoga Mudra (aulas de 17 minutos de duração)

3) Pri Leite (aulas de 13 minutos de duração)

4) Prána Yoga (aulas de 3 minutos de duração)

5) Amanda Dreher (aulas de 19 minutos de duração)

O Dia Internacional do Yoga √© uma data comemorativa que dissemina informa√ß√Ķes sobre os benef√≠cios dessa pr√°tica milenar indiana. No dia 21 de junho, assim, podemos nos inteirar sobre diferentes posturas que promovem a conex√£o entre corpo, mente e esp√≠rito, buscando cursos e aulas para realizar ao longo de todo o ano. Mantenha-se ativo!

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Linhas