FitnessSa√ļde e Bem Estar

Tipos de Yoga: conhe√ßa os principais e saiba qual escolher ūüßė

Existem diferentes tipos de yoga que seguem linhas diferentes, seja no jeito de realizar a pr√°tica ou na forma de inserir o yoga no cotidiano.

Tipos de Yoga

Você sabia que existem tipos de yoga que seguem linhas diferentes, seja no jeito de realizar a prática ou na forma de inserir o yoga no cotidiano?

O yoga é bem mais do que uma atividade física: é também um estilo de vida, uma forma de ver e vivenciar o mundo e uma prática que busca integrar corpo e mente.
Quer entender um pouco mais sobre os tipos de yoga e como escolher a linha que mais se adéqua ao seu perfil?
Confira:

1. Hatha Yoga

Considerado como yoga clássico, o Hatha Yoga se tornou um dos tipos mais populares do ocidente porque a prática é focada no condicionamento físico, no fortalecimento do corpo e no aumento da flexibilidade.

Durante as aulas, n√£o s√£o realizadas tantas posturas e elas n√£o s√£o t√£o intensas.

√Č indicado para aquelas pessoas que pretendem¬†come√ßar¬†a se aventurar no yoga e a conhecer melhor a pr√°tica e seus benef√≠cios.

2. Ashtanga Yoga

O Ashtanga é uma ramificação que foi desenvolvida a partir do Hatha.

As pr√°ticas de Ashtanga envolvem seis¬†s√©ries de posturas fixas que v√£o sendo desenvolvidas pelo praticante ao longo do tempo e de acordo com a capacidade do corpo de executar cada uma das¬†posi√ß√Ķes.
Não existe um tempo certo para o praticante avançar para a série seguinte, isso varia de acordo com cada um e cada série se torna mais desafiadora.

O Ashtanga é uma prática para aqueles que buscam atividades físicas mais estimulantes e mais intensas e seus principais benefícios estão associados ao ganho de força, à flexibilidade, ao equilíbrio, à consciência corporal e ao alinhamento.

3. Vinyasa Yoga

Tamb√©m derivado do Hatha, √© um dos chamados estilos contempor√Ęneos.

O¬†Vinyasa Yoga¬†√© um dos tipos de yoga mais graciosos de todos. Isso porque a sua¬†pr√°tica¬†se baseia na execu√ß√£o de posturas em¬†flow, ou seja, seguindo uma sequ√™ncia de movimentos que se juntam quase como em uma coreografia, estabelecendo um fluxo cont√≠nuo de posi√ß√Ķes.
A execução das posturas é sincronizada com a respiração.
O que garante mais consciência corporal, redução do estresse, alinhamento adequado e maior equilíbrio entre corpo e mente.

4. Kundalini Yoga

O Kundalini é um tipo de yoga mais voltado para o trabalho espiritual e para a conexão entre corpo, mente e espírito através da realização de atividades físicas.
√Č um estilo mais contemplativo, reflexivo e individual de yoga.
A respiração é um elemento fundamental na prática de Kundalini Yoga porque acredita-se que, unindo as posturas e os exercícios de respiração, é possível equilibrar os chacras que vão desde a base da coluna até o topo da cabeça.

A liberação de energia proveniente dos chacras é responsável pelo aumento da consciência, do bem-estar e da plenitude.

5. Raja Yoga

Como o Kundalini, o Raja também é um tipo de yoga voltado para o lado espiritual do praticante.

Não à toa, também é chamado de Yoga Real, porque volta-se para o interior, para o desenvolvimento pessoal da pessoa e não para o esforço físico.
As aulas de Raja não são focadas em posturas intensas ou sequências de asanas muito desafiadores.

Elas s√£o voltadas para a parte emocional do praticante, especialmente aquele que j√° tem o h√°bito de meditar.

6. Iyengar Yoga

O Iyengar é focado na permanência durante a execução das posturas e no alinhamento de cada um dos movimentos.

Esse foco faz com que as aulas tenham um ritmo mais lento e mais pessoal. J√° que o praticante passa a se concentrar mais em si mesmo e na sua pr√°tica.
Al√©m disso, acredita-se que o alinhamento √© respons√°vel por despertar sensa√ß√Ķes e emo√ß√Ķes no praticante, o que ajuda a purificar o corpo e aumentar a consci√™ncia individual.
√Č uma pr√°tica muito indicada para pessoas que possuem alguma limita√ß√£o de movimentos e para quem procura¬†corrigir a postura.
Viu como existem v√°rios tipos de yoga que podem se adequar ao seu perfil? √Č importante saber por onde come√ßar para poder absorver todos os benef√≠cios de cada uma das pr√°ticas e entender melhor como o yoga pode ser uma atividade extremamente ben√©fica e necess√°ria para aumentar o seu bem-estar e a sua qualidade de vida.
Fonte: https://namu.com.br/portal/corpo-mente/tipos-de-yoga-conheca-os-principais-e-saiba-qual-escolher/
Deixe um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Linhas