Lingerie

Casamento sem bolo? Não!

Bolo de casamento!

Chamada

Sabe como se iniciou essa história de bolo ser tão importante na cerimônia do casamento, seja ela religiosa, civil ou união entre amigos e parentes?
Já vem de muito tempo o costume de oferecer alimentos simbólicos em datas especiais e comemorativas.
Registra-se que na Grécia antiga, os convidados de casamentos eram presenteados com biscoitos de gergelim e mel, como uma forma de indicar a natureza agridoce da convivência diária entre marido e esposa.
Em Roma, o era costume o noivo partir um pedaço do bolo sobre a cabeça da noiva, simbolizando assim seu desejo por abundância e felicidade. Os convidados na época, corriam para apanhar as migalhas e dividi-las para dar sorte.

Mb1

Um dos costumes que deu origem aos bolos de vários andares que vemos hoje em dia, remete à Idade Média. Naquele período, os convidados levavam pequenos bolos aos noivos e eles iam empilhando para que depois tentassem se beijar sem derrubá-los, o que era sinal de boa sorte e fertilidade no matrimônio.
Já no século XVII surgiu a chamada “torta da noiva”, que poderia ter recheio salgado (de carne) ou doce (pão doce). Bastante comum na época, tinha um anel em seu meio. A convidada que encontrasse o anel no pedaço em que tivesse comendo, seria a próxima noiva. Dois séculos depois, pro final dos anos 1800, o bolo de casamento finalmente se tornou presença indispensável em todo tipo de cerimônia: das mais simples às mais sofisticadas.

Mb2

Tempos atrás, a noiva era a única responsável por cortar e compartilhar o primeiro e os demais pedaços do bolo….mas com o surgimento dos bolos de andar, o noivo precisou dar uma mãozinha a amada…por isso hoje em dia há as clássicas fotos de casais cortando o bolo juntos.

Mb3

Hoje em dia, temos todo tipo de bolo. Como é um dos itens da festa que mais chama atenção e uma espécie de cenário para familiares e padrinhos se juntarem aos noivos para fotos, sua escolha acaba sendo super importante e deve ir de acordo com o estilo do casal e decoração da festa.

Abaixo, mostraremos alguns modelos clássicos e mais modernos, que podem dar ideia ao casal:
– Pasta americana: permite a criação de um bolo em qualquer formato, podendo ser colorido e modelado.
Mb4
– Bolo redondo: O mais tradicional e clássico.

Mb5

  • Bolo quadrado: Dá mais opções ao casal, podendo ter vários andares e decoração igual ou diferente para cada um.

Mb6

  • Bolo com renda: Um clássico, dando um toque romântico, delicado e requintado ao mais simples dos bolos. Alguns, podem ser alugados somente para decoração da mesa no grande dia, sendo chamados de “bolos cenográficos”. Neste caso, é possível servir o bolo oferecido pelo próprio buffet.

Mb7

  • Naked cake: Se tornando mais comum nos casamentos, esse bolo é mais rústico e tem sido muito escolhido para casamentos no campo e durante o dia. Combina flores, frutas e tem um estilo mais despojado e moderno.

Mb8

Finalizando sobre a história e modelos de bolos, agora falta escolher o da preferência do casal.

Os sabores mais comuns são nozes, damasco, baba de moça e outras opções suaves, mas vocês podem optar por algo diferente como maracujá, morango com chantilly, doce de leite ou limão, adaptando ao bolo que escolheram.
Pro naked cake por exemplo, brigadeiro e beijinho caem super bem e todo mundo adora.
Uma boa dica, é fazer degustação de mais de um tipo de bolo, pois além de bonito, o mais importante é que esteja saboroso e seja a cara do casal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nossas Linhas