Lingerie

Pedidos de casamento

E os pedidos?

Tão clássicos, se mantém até hoje… de onde vieram?

Da forma como conhecemos hoje, o casamento teve origem na Roma Antiga.
Na época, surgiram as primeiras cerimônias religiosas com a presença formal de uma noiva.
Entre os latinos e patrícios no Império Romano da antiguidade, o pai da moça passava o poder de vida e morte que tinha sobre a filha, ao rapaz. Hoje, o pedir a mão transferiu-se para a mão da noiva (e não a do pai sobre ela).
A aliança hoje em dia trocada entre o casal, era vermelha e trocada entre a família, simbolizando o sangue novo da nova família.

Mb1

Muitos anos mais a frente, com a colonização portuguesa em nosso país, a formalidade mudou pouco. As mulheres continuaram precisando da permissão de seus pais para que casassem. Em alguns casos, por questões políticas, financeiras e de status, os filhos já eram prometidos desde o nascimento.
Sendo arranjado mais tarde, o pai da noiva era o responsável por decidir o melhor para sua filha, ou seja: seu futuro marido e posses.
Os pais do noivo apareciam a casa da família da noiva e se aceito, a família da noiva deveria pagar o dote, de acordo com seu valor e o status da família.

12

O vestido de noiva como vemos hoje em dia, pomposo e branco, surgiu lá no século XIX, na Inglaterra, com a Rainha Vitória. Usava-se muito vermelho ou dourado, mas Vitória, usou o primeiro vestido de noiva branco da história.
Não bastando, cometeu a ousadia de fazer o pedido de casamento a quem realmente amava: seu primo, o príncipe Albert.
Além disso, usou a Marcha Nupcial de Wagner para a entrada de seu casamento, perpetuando-a como música para cerimônias matrimoniais, mesmo que Wagner discordasse um pouco disso.

Mb2

Hoje em dia, continuamos com parte do tradicionalismo nos pedido de casamento, afinal, ainda tem noivo que vai à casa da noiva pedir sua mão em casamento. Outros, pedem diretamente para a noiva em diversas ocasiões, como um jantar à luz de velas ou local em que o casal tenha alguma história.

Mb3

O que importa no fim das contas, é o sentimento e a conexão do casal, pois assim as palavras certas virão na hora e o sentimento fluirá naturalmente!

Mb4

Conhece ou já viveu alguma história linda de pedido de casamento? Conta para a gente!

E para incentivar os corações apaixonados, deixamos aqui um ótimo ponto de partida, a nossa loja online, onde você encontra verdadeiras inspirações, nos visite lá no www.dechelles.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nossas Linhas