Saúde e Bem Estar

Outubro Rosa – Abrace essa Idéia!

Queridas amigas e clientes,

Vamos juntas zelar pela nossa vida com muita consciência e informação?

A De Chelles é uma empresa que possui seu quadro de funcionários quase todo formado por mulheres.

Somos mulheres que produzem para mulheres, desenvolvemos peças que estão com vocês em seus passeios, na academia, na praia, em casamentos…

Estamos interligadas trabalhando com amor para vestir seus momentos especiais. 

Vamos celebrar o Outubro Rosa espalhando solidariedade e união?

Compartilhe informações, oriente a quem precisa, salve vidas.

Faça periodicamente o autoexame mas saiba que ele não substitui a mamografia.

“O câncer de mama é o tipo de tumor que mais provoca mortes entre indivíduos do sexo feminino, embora possa também acometer homens. Sua incidência é maior entre mulheres a partir dos 35 anos de idade, mas pode ocorrer mais cedo.

A incidência familiar é outro fator de predisposição para o surgimento desses tumores. Mulheres que tiveram a primeira menstruação precocemente, menopausa tardia, gestação após os 30 anos de idade, ou nunca tiveram filhos; e aquelas pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas e se expuseram a radiações ionizantes; também devem estar ainda mais atentas.

Uma vez que:

–  Mamografia não é um serviço de fácil acesso a toda a população, mesmo àquelas pessoas que pertencem ao grupo de risco;
– É inviável visitar o ginecologista mensalmente;
–  Pessoas com menos de 40 anos, mesmo com menor frequência, podem também ser acometidas por esse câncer;

O autoexame das mamas pode ser essencial para a detecção precoce de tumores.

Assim, com o diagnóstico recente, maiores são as chances de o tratamento apresentar resultados satisfatórios.

O autoexame é relativamente rápido, e só precisa ser feito uma vez ao mês. Em mulheres que menstruam, o ideal é que ele seja feito uma semana após o término do fluxo. Se tratando daquelas nas quais tal evento não ocorre, o ideal é marcar um dia específico do mês para fazê-lo – por exemplo: todo dia 15.

Primeiramente, no chuveiro, com os dedos esticados, mova-os em torno de cada uma das mamas, verificando se há ou não a presença de caroços, protuberâncias, e se a espessura se encontra alterada. Coloque a mão debaixo da axila e, com movimentos circulares, indo em direção à mama, procure por caroços ou alguma sensação de incômodo.

Depois, em frente a um espelho e em pé, levante os braços e observe se há diferenças significativas de tamanho ou formato. Analise também tais características com as mãos na cabeça e, depois, na cintura; flexionando bem os músculos dessa região.
Observe também os mamilos e auréolas, verificando se se encontram alinhados, e se há nódulos ou alterações em sua espessura ou textura. Aperte-os entre o indicador e polegar, e veja se ocorre a saída de algum fluido.

Nessa mesma posição, ou sentada, repita os procedimentos feitos durante o banho. Após esse momento, deitada, você fará essa mesma operação, com algumas modificações: coloque um travesseiro atrás do ombro direito, e o respectivo braço atrás da cabeça e, com a mão esquerda, analise a mama direita. Inverta o processo, comparando as estruturas das duas mamas.

Verificando alguma alteração, é muito importante buscar auxílio médico. Vale lembrar que a maioria dessas alterações não é câncer, mas somente um profissional será capaz de identificar do que se trata.

É importante saber que o autoexame é somente uma das ferramentas para se detectar alterações mamárias precocemente. Mas mais importante que ele é visitar o ginecologista pelo menos uma vez ao ano, para que seja feito o exame clínico (não protelando a consulta caso seja detectado algum nódulo); e fazer a mamografia regularmente. A Sociedade Brasileira de Mastologia sugere que este exame seja feito pela primeira vez aos 35 anos de idade; depois, aos 40, sendo repetido a cada dois anos; e anualmente, a partir dos 50.”

***Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Equipe Brasil Escola

Estabeleça uma rotina e faça o autoexame em todo dia primeiro de cada mês, no horário do banho. Assim sempre irá se lembrar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nossas Linhas